Orgão Oficial

RelatosCBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos Relacionados

5 resultado(s) para: Ferimentos Penetrantes. Lesões do Pescoço. Perfuração Esofágica. Mediastinite.

Abdome agudo obstrutivo intratorácico por hérnia diafragmática: relato de caso

Obstructing acute abdomen in intra-thoracic diaphragmatic hernia: a case report

Danilo Felix Daud, TCBC-TO; Marcos Menezes Freitas de Campos; Ridelson Alves da Costa de Miranda; Luiz Judeci Pereira de Carvalho Júnior; Heloiza Gutierrez Yamamoto

Relatos Casos Cir. 2016;(3): 1-4 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

No presente estudo, relatamos o caso de um paciente de 28 anos com hérnia diafragmática traumática apresentando-se como abdome agudo obstrutivo três anos após acidente com arma branca.


Palavras-chave: Hérnia Diafragmática. Abdome Agudo. Ferimentos e Lesões. Ferimentos Penetrantes.

Lesão complexa e auto-infligida de couro cabeludo secundária a delírio de infestação parasitária tratada com matriz dérmica e enxertia

Self-inflicted complex scalp injury due to delusional parasitosis treated with dermal matrix and grafting

Dimas André Milcheski; Rodolfo Costa Lobato; Mateus Neves da Silva de Jesus; Wellington Menezes Mota; Alex Chi; Rolf Gemperli, TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2017;(2): 1-4 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Os retalhos livres microcirúrgicos são, em geral, a única opção para tratamento de grandes ferimentos complexos de couro cabeludo. Apresentamos o caso de um paciente diagnosticado com delírio de infestação parasitária, que apresentava ferida profunda e auto-infligida de couro cabeludo, bem como a resolução desta ferida complexa com enxerto de pele sobre matriz dérmica composta. Devido à condição psiquiátrica do paciente, optou-se por este tratamento alternativo aos retalhos microcirúrgicos, os quais são classicamente utilizados para este tipo de lesão, alcançando bom resultado cirúrgico.


Palavras-chave: Derme Acelular. Transplante de Pele. Delírio de Parasitose. Ferimentos Penetrantes. Técnicas de Fechamento de Ferimentos.

Hérnia pulmonar aguda por trauma penetrante de tórax

Acute lung hernia in a penetrating trauma of the thorax

Francisco Eduardo Silva; Raphael Lessa Coelho; Adriana Martins Rangel

Relatos Casos Cir. 2017;(3): : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Hérnia pulmonar traumática é uma afecção rara com poucos casos descritos na literatura, relatada pela primeira vez em 1499. Apresentamos o caso de um paciente vítima de ferimento penetrante de tórax por arma branca que evoluiu com uma hérnia pulmonar traumática aguda. O paciente apresentou inicialmente quadro de dor torácica, dispneia e sangramento no local da ferida. O diagnóstico da hérnia pulmonar foi feito por tomografia computadorizada de tórax. O tratamento foi realizado pela correção cirúrgica da ferida no tórax e redução mecânica da hérnia pulmonar.


Palavras-chave: Pulmão/lesões. Hérnia. Traumatismos torácicos/complicações. Ferimentos Penetrantes. Procedimentos Cirúrgicos Operatórios.

Ferida cervical associada à lesão esofágica e mediastinite

Neck injury associated with esophageal perforation and mediastinitis

Felipe Arakaki Gushiken; Ruy França Almeida; Luiz Antonio Rivetti; Celso de Castro Pochini, TCBC-SP; Danilo Gagliardi; TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2019;(1): e2025 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Ferimentos cervicais penetrantes são aqueles situados entre a clavícula e a base do crânio, com violação do músculo platisma e podem comprometer a via aerodigestiva, tireoide, veias e nervos de maneira isolada ou associada. Quando há lesão esofágica associada, o tratamento dependerá da extensão e da localização da lesão, tempo de trauma e estabilidade hemodinâmica na avaliação inicial. Relataremos o caso de um paciente jovem do sexo masculino, que apresentou lesão esofágica durante a tentativa de realização de traqueostomia pelo pai do paciente em ambiente domiciliar. Foi admitido no Departamento de Cirurgia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, seis dias após o evento e que, apesar da instabilidade hemodinâmica à admissão e presença de mediastinite, apresentou bom desfecho clínico após tratamento por meio de cervicotomia e toracotomia.


Palavras-chave: Ferimentos Penetrantes. Lesões do Pescoço. Perfuração Esofágica. Mediastinite.

Cardiorrafia pós-lesão torácica por arma branca

Cardiorrhaphy for a stab wound to the chest injury

José Dias de Castro Araujo

Relatos Casos Cir. 2019;(2): e2109 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

As lesões de câmaras cardíacas no trauma penetrante de tórax, principalmente quando se trata da "perigosa Zona de Ziedler" não são encontradas comumente na prática clínica. Isso ocorre por que ainda há alta taxa de letalidade no local e exigência de diagnóstico rápido e intervenção imediata. Na era moderna, a grande maioria das lesões cardíacas é tratada em centros especializados de trauma, o qual exige que o cirurgião de emergência avalie rapidamente as condições clínicas do paciente e conduza rápida e adequadamente o tratamento. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de ferimento torácico por arma branca, com lesão cardíaca associada, exigindo abordagem cirúrgica imediata.


Palavras-chave: Contusões Miocárdicas. Ferimentos Penetrantes. Tamponamento Cardíaco. Ultrassonografia.

Copyright 2019 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões