Orgão Oficial

RelatosCBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Artigos Relacionados

4 resultado(s) para: Ferimentos Penetrantes. Lesões do Pescoço. Perfuração Esofágica. Mediastinite.

Abdome agudo obstrutivo intratorácico por hérnia diafragmática: relato de caso

Obstructing acute abdomen in intra-thoracic diaphragmatic hernia: a case report

Danilo Felix Daud, TCBC-TO; Marcos Menezes Freitas de Campos; Ridelson Alves da Costa de Miranda; Luiz Judeci Pereira de Carvalho Júnior; Heloiza Gutierrez Yamamoto

Relatos Casos Cir. 2016;(3): 1-4 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

No presente estudo, relatamos o caso de um paciente de 28 anos com hérnia diafragmática traumática apresentando-se como abdome agudo obstrutivo três anos após acidente com arma branca.


Palavras-chave: Hérnia Diafragmática. Abdome Agudo. Ferimentos e Lesões. Ferimentos Penetrantes.

Lesão complexa e auto-infligida de couro cabeludo secundária a delírio de infestação parasitária tratada com matriz dérmica e enxertia

Self-inflicted complex scalp injury due to delusional parasitosis treated with dermal matrix and grafting

Dimas André Milcheski; Rodolfo Costa Lobato; Mateus Neves da Silva de Jesus; Wellington Menezes Mota; Alex Chi; Rolf Gemperli, TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2017;(2): 1-4 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Os retalhos livres microcirúrgicos são, em geral, a única opção para tratamento de grandes ferimentos complexos de couro cabeludo. Apresentamos o caso de um paciente diagnosticado com delírio de infestação parasitária, que apresentava ferida profunda e auto-infligida de couro cabeludo, bem como a resolução desta ferida complexa com enxerto de pele sobre matriz dérmica composta. Devido à condição psiquiátrica do paciente, optou-se por este tratamento alternativo aos retalhos microcirúrgicos, os quais são classicamente utilizados para este tipo de lesão, alcançando bom resultado cirúrgico.


Palavras-chave: Derme Acelular. Transplante de Pele. Delírio de Parasitose. Ferimentos Penetrantes. Técnicas de Fechamento de Ferimentos.

Hérnia pulmonar aguda por trauma penetrante de tórax

Acute lung hernia in a penetrating trauma of the thorax

Francisco Eduardo Silva; Raphael Lessa Coelho; Adriana Martins Rangel

Relatos Casos Cir. 2017;(3): : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Hérnia pulmonar traumática é uma afecção rara com poucos casos descritos na literatura, relatada pela primeira vez em 1499. Apresentamos o caso de um paciente vítima de ferimento penetrante de tórax por arma branca que evoluiu com uma hérnia pulmonar traumática aguda. O paciente apresentou inicialmente quadro de dor torácica, dispneia e sangramento no local da ferida. O diagnóstico da hérnia pulmonar foi feito por tomografia computadorizada de tórax. O tratamento foi realizado pela correção cirúrgica da ferida no tórax e redução mecânica da hérnia pulmonar.


Palavras-chave: Pulmão/lesões. Hérnia. Traumatismos torácicos/complicações. Ferimentos Penetrantes. Procedimentos Cirúrgicos Operatórios.

Ferida cervical associada à lesão esofágica e mediastinite

Neck injury associated with esophageal perforation and mediastinitis

Felipe Arakaki Gushiken; Ruy França Almeida; Luiz Antonio Rivetti; Celso de Castro Pochini, TCBC-SP; Danilo Gagliardi; TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2019;(1): e2025 : Relato de Caso

Resumo PDF PT

Ferimentos cervicais penetrantes são aqueles situados entre a clavícula e a base do crânio, com violação do músculo platisma e podem comprometer a via aerodigestiva, tireoide, veias e nervos de maneira isolada ou associada. Quando há lesão esofágica associada, o tratamento dependerá da extensão e da localização da lesão, tempo de trauma e estabilidade hemodinâmica na avaliação inicial. Relataremos o caso de um paciente jovem do sexo masculino, que apresentou lesão esofágica durante a tentativa de realização de traqueostomia pelo pai do paciente em ambiente domiciliar. Foi admitido no Departamento de Cirurgia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, seis dias após o evento e que, apesar da instabilidade hemodinâmica à admissão e presença de mediastinite, apresentou bom desfecho clínico após tratamento por meio de cervicotomia e toracotomia.


Palavras-chave: Ferimentos Penetrantes. Lesões do Pescoço. Perfuração Esofágica. Mediastinite.

Copyright 2019 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões