Orgão Oficial

RelatosCBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

Capa

Ano 2016 Volume 2
Maio / Junho

Relato de Caso

Duodenopancreatectomia para tratamento de doença de crohn duodenal

Pancreaticoduodenectomy for treatment of duodenal crohn's disease

José Otávio Guedes Junqueira, TCBC-MG; Fernando Mendonça Vidigal, TCBC-MG; Maria Cristina Vasconcellos Furtado; Luiz Henrique Silva Borsato; Evelyne Borges de Mattos Andrade

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

A doença de Crohn pode afetar todo o trato gastrointestinal, mas o acometimento gastroduodenal é raro. Neste relato é descrito um caso de duodenopancreatectomia para tratamento da doença de Crohn do duodeno em uma paciente de 49 anos de idade, com história de dor epigástrica, náuseas, vômitos, e perda de peso de aproximadamente oito quilos. Exame físico revelou massa em área epigástrica. Os fatores radiográficos e endoscópicos, além das diferentes estratégias de conduta serão discutidas neste relato.


Palavras-chave: Doença de Crohn. Duodeno. Duodenopancreatectomia.

Síndrome de Mirizzi associada à fístula colecistogástrica

Mirizzi's syndrome associated to cholecystogastric fistula

Jeany Borges e Silva; Djalma Ribeiro Costa; Wilson Benevides de Mesquita Neto; Carlos Magno Queiroz da Cunha; Francisco Julimar Correia de Menezes

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

A síndrome de Mirizzi e fístula colecistogástrica são complicações raras e tardias da doença litiásica da vesícula biliar. Poucos artigos descrevem a coexistência da síndrome de Mirizzi e fístulas colecistoentéricas. Neste relato, um paciente masculino de 74 anos de idade foi submetido a uma colecistectomia com derivação coledocoduodenal devido a síndrome de Mirizzi associada à fístula colecistogástrica, com diagnóstico realizado durante o ato cirúrgico.


Palavras-chave: Síndrome de Mirizzi. Fístula. Fístula do Sistema Digestório. Fistula Biliar. Fístula Gástrica.

Apendicite aguda em hérnia de garengeot

Acute appendicitis in garengeot's hernia

Karolina Vencio Frauzino Ramos; Fabricio Carneiro de Souza Cruz; Josiberto Coutinho Souza Filho; Marcela Fukushima; Marcelo Benites Monteiro

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-2

Resumo PDF PT

Descreve-se o caso de uma paciente de 64 anos, com dor abdominal em fossa ilíaca direita com irradiação para a região ínguinocrural ipsilateral, associada a abaulamento local. Ultrassonografia de abdome revelou hérnia femoral à direita contendo apêndice cecal distendido. Foi realizada herniorrafia e apendicectomia com acesso por inguinotomia direita.


Palavras-chave: Hérnia. Apendicite. Hérnia Femoral.

Correção de hérnia paraduodenal

Paraduodenal hernia repair

Marco Aurélio Abreu Azeredo; Bruno Grund Frota; Daniel Weiss; Hamilton Petry de Souza; Ricardo Breigeiron

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

Hérnias internas se apresentam como um desafio diagnóstico aos médicos em sala de emergência, na maioria das vezes com sintomas não específicos e quadros de longa evolução. Neste artigo citamos um caso ímpar de paciente idosa, com queixas agudas de sub-oclusão intestinal, que teve o diagnóstico de hérnia paraduodenal, tratada cirurgicamente.


Palavras-chave: Hérnia. Laparotomia. Obstrução duodenal.

Colecistectomia videolaparoscópica em vesícula biliar do lado esquerdo (sinistroposição)

Laparoscopic cholecystectomy for left-side gallbladder (sinistroposition)

João Kleber Almeida Gentile; Giovanna Tomaz Moda; Caio Eduardo Alves Furco; Maria Luisa Zancanaro; Maurice Yousseff Franciss

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

A vesícula biliar do lado esquerdo (sinistroposição) é uma anomalia anatômica rara onde a vesícula biliar é encontrada à esquerda do ligamento falciforme, sob o lobo esquerdo do fígado. Embora raro, é importante para o cirurgião reconhecer este achado, pois a variação da anatomia da via biliar oferece um grande desafio técnico. Vários relatos têm documentado resultados positivos em colecistectomias laparoscópicas para vesículas biliares em sinistroposição, sendo uma opção segura em mãos de cirurgiões experientes.


Palavras-chave: Vesícula Biliar. Colecistectomia Laparoscópica. Ductos Biliares. Variação Anatômica.

Carcinoma basocelular incomum no dorso da mão: abordagem cirúrgica com retalho de rotação

Unusual basal cell carcinoma in the hand: suirgical approach with rotation flap

Kátia Sheylla Malta Purim; James Skinovsky TCBC; Julio Wilson Fernandes TCBC

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

Os autores descrevem um relato de caso de paciente com carcinoma basocelular incomum em dorso das mãos. As lesões foram excisadas e a de maior diâmetro reconstruída com retalho de rotação à direita. A harmonia e movimentação das mãos foram mantidas. O paciente permanece sem lesões locais após sete anos de acompanhamento.


Palavras-chave: Carcinoma Basocelular. Neoplasias. Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais.

Hérnia diafragmática traumática: relato de dois casos com 20 e 52 anos de evolução

Diaphragmatic traumatic hernia: report of two cases with 20 and 52 years of evolution

Mitre Kalil, TCBC-ES; João Bernardo Sancio Rocha Rodrigues; Mariama Barroso de Lima; Thiago Rampazzo Pancini; Rodrigo dos Santos Lugão, ACBC-ES

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-4

Resumo PDF PT

Hérnia diafragmática é caracterizada pela passagem de parte do conteúdo abdominal para o interior da cavidade torácica através de um defeito no diafragma. Esse artigo apresenta dois casos de hérnias diafragmáticas traumáticas de longa evolução: um possuindo 20 anos e o outro com 52 anos de evolução. Embora o diagnóstico possa ser difícil na fase aguda, a lesão diafragmática deve sempre ser investigada, uma vez que a progressão para a fase crônica está associada com complicações e aumento da mortalidade. O tratamento da hérnia diafragmática continua sendo essencialmente cirúrgico.


Palavras-chave: Hérnia Diafragmática Traumática. Diafragma. Hérnia.

Correção cirúrgica de hidrocele refratária pós-varicocelectomia

Surgical repair of refractory hydrocele post-varicocelectomy

Ivon Teixeira de Souza; Ranniere Gurgel Furtado de Aquino; Bruna Dillyane Sousa Costa; Fernando Antônio Xavier de Matos Filho; Gabriela Carneiro Teixeira

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

A hidrocele pós-varicocelectomia é uma complicação urológica frequente e está correlacionada com a técnica utilizada para a correção da varicocele. Este relato de caso descreve um caso de hidrocele pós-varicocelectomia refratário à técnica cirúrgica convencional, assim como a abordagem cirúrgica utilizada para o controle das recidivas.


Palavras-chave: Hidrocele Testicular; Varicocele, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios

Hemangioma cavernoso da hemiface: reconstrução cirúrgica de bigode e costeleta

Hemifacial cavernous hemangioma: surgical reconstruction of moustache and sideburns

Mario Sergio Lomba Galvão, TCBC-RJ; Analice Batista Soares, ACBC-RJ

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-3

Resumo PDF PT

Os autores descrevem uma técnica de reconstrução facial após ressecção de hemangioma cavernoso, utilizando couro cabeludo para camuflar os defeitos e reconstruir de bigode e costeleta.


Palavras-chave: Hemangioma. Face. Cirurgia Plástica.

Lipoma gigante de coxa

Giant lipoma of the thigh

Jefferson Lessa Soares de Macedo, TCBC-DF; Simone Correa Rosa; Lucas Ribeiro Canedo

Relatos Casos Cir. 2016;(2):1-2

Resumo PDF PT

Os lipomas são tumores mesenquimais muito comuns, mas a variante subfascial é bastante rara. Esta é subdividida em intermuscular e intramuscular, sendo o primeiro menos comum. Os lipomas gigantes também são raramente encontrados e são caracterizados por medir, no mínimo, dez centímetros em uma de suas dimensões ou pesar ao menos 1000 gramas. No presente artigo, relatamos o caso de uma paciente apresentando um lipoma intermuscular gigante localizado na coxa.


Palavras-chave: Lipoma. Neoplasias. Cirurgia Plástica.

Copyright 2019 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões