Orgão Oficial

RelatosCBC - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Journal of the Brazilian College of Surgeons

VERSÃO EM E-BOOK


Português

Capa

Ano 2019 Volume 2
Abril / Junho

Relato de Caso

Tricobezoar em íleo terminal

Trichobezoar in the terminal ileum

Gilberto Mendes Menderico Júnior; Pedro Castela Malozze; Victor Oliveira Menezes

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e730

Resumo PDF PT

Tricobezoar é o acúmulo de cabelo deglutido e não digerido, aderido a alimentos e muco, aprisionado no trato gastrointestinal. Ocorre com maior incidência em jovens do sexo feminino e pacientes psiquiátricos, sendo associado à tricotilomania e tricofagia. Geralmente ocorre no estômago, mas ocasionalmente aparece também na região proximal do duodeno ou em outras regiões do intestino delgado. Pode levar a sérias complicações como abdome agudo obstrutivo e perfuração intestinal.


Palavras-chave: Bezoares. Tricotilomania. Íleo. Obstrução Intestinal.

Schwannoma solitário de nervo intercostal na transição toracoabdominal

Solitary schwannoma of intercostal nerve in the thoraco-abdominal transition

Guilherme Cerqueira Gonzales; Gustavo Alves Serralha; Rafael Borella Pelosi; Ricardo Tonim Tótoli; Luiz Carlos de França Junior; Juverson Alves Terra

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2038

Resumo PDF PT

Os schwannomas são tumores benignos raros, de origem ectodérmica, bem circunscritos, geralmente ligados a nervos periféricos e constituídos de população clonal de células de Schwann. No presente trabalho relatamos um caso de schwannoma, em topografia atípica, diagnosticado incidentalmente durante a investigação de um paciente com abdome agudo inflamatório. Discutimos a apresentação, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Concluímos, enfatizando a importância da consideração de schawnnoma como diagnóstico diferencial para as massas de parede torácica interna.


Palavras-chave: Neurilemoma. Neoplasias de Tecido Nervoso. Cirurgia Geral. Cirurgia Torácica. Nervos Intercostais.

Tratamento da anquilose temporomandibular por reconstrução protética em estágio único

Management of the temporomandibular ankylosis by protetic reconstruction in a single stage

Raissa Pinheiro Moraes; Luis Raimundo Serra Rabêlo; Elesbão Ferreira Viana Júnior; Roque Soares Martins Neto; Eider Guimarães Bastos; Maurício Demétrio

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2081

Resumo PDF PT

A anquilose da ATM consiste na fusão fibrosa, fibro-óssea ou óssea das estruturas articulares, sendo geralmente causada por traumas ou infecções. Tal condição pode proporcionar limitação parcial ou total dos movimentos mandibulares, dificuldade de mastigação, fonação, comprometimento das vias respiratórias, além de assimetria facial. O objetivo do tratamento consiste em restabelecer a função e tratar a deformidade dento-facial associada. Existem várias formas de tratamento, como a artroplastia em "gap", artroplastia interposicional e reconstrução total da articulação, seja por meio de enxertos autógenos ou materiais aloplásticos, que são representados pelas próteses articulares. A reconstrução com prótese customizada proporciona uma melhor função e oclusão, sendo os resultados potencializados quando associada à cirurgia ortognática concomitantemente. O presente trabalho propõe discutir aspectos de interesse cirúrgico, esclarecer características desta opção terapêutica por meio de relato de um caso clínico, além de correlacionar com outras formas de tratamento.


Palavras-chave: Anquilose. Articulação Temporomandibular. Prótese Articular.

Abordagem laparoscópica da hérnia de Petit: em busca de melhores resultados funcionais

Laparoscopic approach of Petit's hernia: in search of better functional outcomes

Cláudio Franco do Amaral Kfouri, ACBC-SP; Maria Clara Ferreira Nonato Romania; Rodrigo Amaral Martins Ferreira; Guilherme Paulo Carvalho de Amorim; Cleibe Nicácio da Silva; Claudinei da Silva; Ricardo Zugaib Abdalla, TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2102

Resumo PDF PT

O trígono lombar inferior, também conhecido por Trígono de Petit, pode ser um raro local de formação de hérnias. Embora a casuística mundial seja pequena, com cerca de 300 casos descritos, o diagnóstico deve ser aventado, uma vez que o doente refere uma dor incapacitante em região lombar, o que interfere na sua vida diária. Descreve-se um caso de uma paciente jovem com dor há três meses e abaulamento em região lombar, cujo diagnóstico definitivo foi de Hérnia de Petit e tratada via laparoscópica.


Palavras-chave: Hérnia. Dor Lombar. Laparoscopia.

Defeito cloacal traumático: esfincteroplastia e perineoplastia com retalho pela técnica de Warren

Traumatic cloacal defects: sphincteroplasty and perineoplasty with Warren flap method

Arnaldo Sergio Neris Pereira; Débora Fernandes Barbalho; Jéssica Jeanne Dias; Maria Ondina Machado Diniz; Mateus da Silva Cândido; Carlúcio Cristino Primo

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2103

Resumo PDF PT

O defeito cloacal traumático é raro e ocorre em mulheres com histórico de laceração perineal durante um parto vaginal traumático. Tem como consequências: incontinência para fezes e flatos, infecção urinária, e impacto sexual e psicossocial. Relatamos neste artigo, o caso de uma paciente de 55 anos que apresentava laceração perineal de grau 4 e um quadro clínico sintomático com evolução de vinte anos. A cirurgia é a melhor forma de reparar essa deformidade, e proporcionar melhor qualidade de vida nessas pacientes.


Palavras-chave: Incontinência Fecal. Retalhos Cirúrgicos. Saúde da Mulher. Canal Anal.

Cardiorrafia pós-lesão torácica por arma branca

Cardiorrhaphy for a stab wound to the chest injury

José Dias de Castro Araujo

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2109

Resumo PDF PT

As lesões de câmaras cardíacas no trauma penetrante de tórax, principalmente quando se trata da "perigosa Zona de Ziedler" não são encontradas comumente na prática clínica. Isso ocorre por que ainda há alta taxa de letalidade no local e exigência de diagnóstico rápido e intervenção imediata. Na era moderna, a grande maioria das lesões cardíacas é tratada em centros especializados de trauma, o qual exige que o cirurgião de emergência avalie rapidamente as condições clínicas do paciente e conduza rápida e adequadamente o tratamento. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de ferimento torácico por arma branca, com lesão cardíaca associada, exigindo abordagem cirúrgica imediata.


Palavras-chave: Contusões Miocárdicas. Ferimentos Penetrantes. Tamponamento Cardíaco. Ultrassonografia.

Síndrome da compressão da veia ilíaca

Iliac vein compression syndrome

Ricardo Virgínio dos Santos; Anna Carolina Fernandes Moraes; João Pedro Martins e Silva; Guilherme Nebo Jambor; Alexandre Campos Moraes Amato, TCBC-SP

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2112

Resumo PDF PT

A síndrome da compressão da veia ilíaca (SCVI) é uma situação clínica na qual a artéria ilíaca comum direita comprime extrinsecamente a veia ilíaca comum esquerda. Pacientes com tal alteração anatômica estão predispostos à formação de trombose venosa profunda à esquerda com sinais de hipertensão venosa em membro inferior esquerdo (MIE), simulando patologias de evolução semelhante. Na SCVI, devido à existência de uma alteração anatômica, é necessária a descompressão da veia por cirurgia aberta convencional ou endovascular. Relatamos o caso de um paciente de 48 anos, sexo masculino, que procurou o serviço de especialista em cirurgia vascular por aumento da quantidade de varizes, claudicação venosa e piora da dor e edema em MIE, com longa evolução.


Palavras-chave: Veia Ilíaca. Artéria Ilíaca. Varizes. Edema. Flebografia.

Gravidez ectópica abdominal com implante em grande omento

Abdominal ectopic pregnancy with omental implant

Bruno de Oliveira Araujo Sousa, ACBC-TO; Evandro Leite Bitencourt; Victor Vargas de Oliveira; Renata Rossato Araujo

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2113

Resumo PDF PT

A gravidez ectópica é uma condição clínica rara, principalmente quando ocorre na forma abdominal. O diagnóstico geralmente é baseado no exame clínico, associado a exame laboratorial e Ultrassonografia Transvaginal (USG TV). Entretanto, mesmo diante desses exames, o diagnóstico muitas vezes é feito no intra-operatório. Apresentamos um relato de caso de uma mulher de 31 anos, com quadro de abdome agudo hemorrágico, exame laboratorial positivo para gravidez, exames de imagem apenas com líquido livre na cavidade e detecção de saco gestacional implantado no grande omento durante revisão sistemática da cavidade no intra-operatório.


Palavras-chave: Gravidez Ectópica. Gravidez Abdominal. Abdome Agudo.

Neurofibroma solitário extenso de nervo alveolar inferior em paciente pediátrico

Solitary neurofibroma of the inferior alveolar nerve in pediatric patient

Andre Luis Costa Cantanhede; Julio Cesar Silva de Oliveira; Elesbão Ferreira Viana Junior; Josimar Camelo; Eider Guimarães Bastos; Roque Soares Martins Neto

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2127

Resumo PDF PT

O neurofibroma é um raro tumor da bainha de nervos periféricos ocasionalmente associado à neurofibromatose tipo 1 (NF-1) ou doença de Von Recklinghausen. Sua frequência é de 0,2% dos tumores de cabeça e pescoço. Este artigo objetiva apresentar um raro caso de um neurofibroma gigante solitário afetando o nervo alveolar inferior em um paciente pediátrico sem estimas da NF-1 tratado com excisão cirúrgica, sem intercorrências ou déficits funcionais ao paciente após três anos de acompanhamento. Ainda, esclarecer os leitores sobre as características desta lesão e seu manejo cirúrgico na região maxilofacial.


Palavras-chave: Neurofibromatose 1. Nervo Mandibular. Neoplasias Bucais. Mandíbula. Criança.

Paniculite mesentérica como diagnóstico diferencial de abdome agudo

Mesenteric panniculitis as a differential diagnosis of acute abdomen

Marina Rodrigues Lima; Luís Victor Andrade Pontes; Luís Arthur Brasil Gadelha Farias; João Paulo Ribeiro Silva

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2138

Resumo PDF PT

A paniculite mesentérica constitui uma condição rara de etiologia não totalmente conhecida, que afeta o tecido adiposo do mesentério do intestino delgado. Acomete geralmente pacientes do sexo masculino, entre a 6ª e a 7ª décadas de vida. A doença cursa com sintomas gastrointestinais e sistêmicos inespecíficos. Sua patogênese pode estar associada com alguns mecanismos, como história prévia de cirurgia ou trauma no abdome, autoimunidade, síndrome paraneoplásica, isquemia e infecção. Achados em exames de imagens são comuns, sendo a Tomografia Computadorizada (TC) o exame de eleição para investigação e diagnóstico. Aqui relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino que apresentava quadro clínico de abdome agudo e foi diagnosticada, pelo exame de imagem, com paniculite mesentérica. O tratamento depende da gravidade da doença, sendo a cirurgia, comumente indicada nos casos de obstrução intestinal aguda.


Palavras-chave: Paniculite Peritoneal. Abdome Agudo. Diagnóstico Diferencial. Tomografia.

Schwannoma mamário: um raro relato de caso

Mammary schwannoma: a rare case report

Bianca Marassato Roncatti; Clara Rodrigues Anastacio Silva; Eduardo Machado Mariano; Gerson Butignoli Junior; Welington Lombardi

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2140

Resumo PDF PT

Os Schwannomas são neoplasias benignas que crescem da bainha de mielina que reveste os nervos periféricos, a partir das células de Schwann, sendo raro o acometimento do sítio mamário. Após revisão da literatura nas bases de dados pesquisadas Lilacs, PubMed e Medline foram encontrados apenas 37 casos relatados de Schwannomas com apresentação mamária. Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, de 56 anos, assintomática, mas com alteração em exame mamográfico de rotina. Os achados do estudo anatomopatológico foram compatíveis com schwannoma mamário.


Palavras-chave: Mama. Células de Schwann. Neoplasias da Mama. Bainha de Mielina.

Ruptura traumática de cisto esplênico após "abraço de urso"

Traumatic rupture of splenic cyst after "bear-hug"

Lucas Seiti Takemura; André Luiz Vilela Galvão; Paulo Henrique Peitl Gregorio; Rodrigo Camargo Leão Edelmuth; Jorge Henrique Bento Sousa; Carlos Eduardo Fonseca Pires; João Norberto Stavale

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e2153

Resumo PDF PT

Cistos esplênicos são patologias raras e o diagnóstico na maioria das vezes incidental. A grande parte é assintomática, porém podem apresentar complicações com sintomas agudos. O presente relato trata de uma paciente de 14 anos, inicialmente atendida no serviço de emergência com queixa de dor abdominal, sem história de trauma ou outros sintomas associados. A ultrassonografia de abdome evidenciava líquido livre e uma tomografia de abdome realizada em seguida mostrou um cisto esplênico roto. Quando a paciente foi interrogada novamente, relatou que os sintomas começaram logo após um abraço forte de uma amiga. Foi submetida a uma esplenectomia total laparoscópica e o exame anatomopatológico confirmou cisto esplênico primário. Apesar dos mecanismos associados a esse tipo de complicação não serem completamente compreendidos, até mesmo traumas de baixa energia podem ser os responsáveis e devem ser investigados.


Palavras-chave: Baço. Esplenopatias. Ruptura Esplênica.

Intussuscepção intestinal pós-laparotomia em adulto

Ana Cláudia Zanfolin Lóis; Ana Karla Silvestre Santos; Evandro Leite Bitencourt; Bruno de Oliveira Araújo Sousa

Relatos Casos Cir. 2019;(2):e215

Resumo PDF PT

Intussuscepção intestinal é uma patologia rara em adultos, responsável por menos de 1% dos casos de obstrução intestinal, sendo mais comum em idosos, e relacionada à presença de patologias malignas. Em adultos, possui sintomatologia muito variável e inespecífica, dificultando o diagnóstico e tornando-se quase sempre um achado intraoperatório, diferentemente do que ocorre nas crianças. Casos de intussuscepção intestinal após trauma abdominal e laparotomia são raros, geralmente associados a espasmos da musculatura intestinal ou à presença de suturas intestinais e aderências. O relato apresentado neste artigo trata-se de um caso de intussuscepção pós-laparotomia prévia, realizada devido ferimento penetrante em abdome.


Palavras-chave: Intussuscepção. Abdome Agudo. Obstrução Intestinal. Laparotomia.

Copyright 2019 - Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões