Cláudio Franco do Amaral Kfouri, ACBC-SP; Maria Clara Ferreira Nonato Romania; Claudinei da Silva; Cleibe Nicácio da Silva; Guilherme Paulo Carvalho de Amorim
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTPerfurações do trato gastrointestinal por ingestão de corpos estranhos são extremamente raras e, em aproximadamente 84% dos casos, são causadas por espinhas de peixe. As complicações variam desde alterações inflamatórias leves até a formação de abscessos, obstrução intestinal e sangramento, e o diagnóstico costuma ser tardio devido à inespecificidade dos sintomas. Relatamos o caso de uma associação incomum de perfuração do trato gastrointestinal e formação de abscesso hepático, secundários à ingestão de espinha de peixe.
Palavras-chave: Abdome Agudo. Perfuração Intestinal. Abscesso Hepático. Corpos Estranhos.
Bruna do Nascimento Santos Crouzillard; Bruno de Lúcia Hernani; Rafael Krieger Martins; Rodrigo Altenfelder Silva, TCBC-SP; Adhemar Monteiro Pacheco Júnior, TCBC-SP; André de Moricz, TCBC-SP; Sérgio Roll, TCBC-SP
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTA hérnia de Amyand consiste na protrusão do apêndice vermiforme, inflamado ou não, no saco herniário inguinal. Tem baixa incidência, variando de 0,4% a 0,6% das hérnias inguinais, mas seu manejo pode ser desafiador. Este artigo tem como objetivo relatar a condução de dois casos desta doença pela equipe de emergência do pronto socorro da Santa Casa de São Paulo, além de fornecer uma revisão de literatura sobre o seu diagnóstico e tratamento.
Palavras-chave: Hérnia Inguinal. Apêndice. Achados Incidentais. Terapêutica.
Marcelo D'Oliveira; Klaus Steinbruck; Renato Cano; Marcelo Enne, TCBC-RJ
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTA despeito dos avanços na cirurgia hepática, com melhora progressiva dos índices de mortalidade, as taxas de morbidade continuam elevadas. A fístula biliar é o principal fator de morbidade após ressecções hepáticas, tendo uma incidência em torno de 3% a 10%. Para escolha do melhor tratamento, o diagnóstico com a localização exata se torna primordial. Apresentamos um caso em que a ressonância nuclear magnética com contraste hepato-específico se mostrou uma importante ferramenta no diagnóstico, guiando o tratamento de fístula biliar.
Palavras-chave: Hepatectomia. Fístula Biliar. Diagnóstico por Imagem. Meios de Contraste. Imagem por Ressonância Magnética.
Camila Horr Zaki, AsCBC-RS; João Victor Vecchi Ferri; Lucas Kreutz Rodrigues; André Ricardo Pereira da Rosa, TCBC-RS
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTA apendicite aguda é causa comum de abdome agudo, acometendo até 7% da população mundial. No interior do apêndice podem se formar estruturas calcificadas conhecidas como apendicolitos, compostos de fezes endurecidas e depósito mineral que, quando presentes em casos de apendicite, se associam a maior índice de perfuração e de formação de abscessos. Os apendicolitos maiores de 2 cm são extremamente raros. Apresentamos o caso de um paciente portador de apendicite aguda com apendicolito gigante.
Palavras-chave: Apendicite. Abdome Agudo. Apendicectomia. Cálculos Biliares.
Fernando Kennedy Pereira Chaves; Bruno Roberto da Silva Ferreira, AsCBC-CE; Gotardo Duarte Dumaresq; Francisco Julimar Correia de Menezes, ACBC-CE
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTO pseudoaneurisma de artéria esplênica é uma complicação vascular rara, e potencialmente grave, associada à pancreatite crônica. O dano ocorre como consequência da autodigestão e enfraquecimento da parede arterial por secreções pancreáticas. Relatamos o caso de um paciente portador de pancreatite crônica que evoluiu, após episódio agudo, com massa abdominal palpável, pulsátil e dolorosa em região epigástrica, cujo diagnóstico foi de pseudoaneurisma gigante de artéria esplênica.
Palavras-chave: Artéria Esplênica. Falso Aneurisma. Pancreatite Crônica. Procedimentos Endovasculares.
Bruno Roberto da Silva Ferreira, AsCBC-CE; Fernando Kennedy Pereira Chaves; Vitor Teixeira Holanda, AsCBC-CE; Heládio Feitosa de Castro Filho, TCBC-CE; Paulo Roberto Montezuma Sales; Raphael Felipe Bezerra de Aragão
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTLinfangiomas císticos são tumores benignos raros, com diagnóstico mais frequente em cabeça e pescoço e, mais raramente em abdome. A etiologia é incerta, ocorrendo predominantemente em crianças e adolescentes. Cistos do mesentério representam aproximadamente 1:20.000 internações hospitalares pediátricas. O diagnóstico é difícil de ser realizado, devido à ausência de manifestações clínicas na maioria dos casos. Contudo, deve ser considerado como diagnóstico diferencial em qualquer paciente portador de massa intra-abdominal. Este estudo relata o caso de um paciente portador de linfangioma cístico do mesentérico diagnosticado durante laparotomia por trauma abdominal.
Palavras-chave: Linfangioma Cístico. Mesentério. Cisto Mesentérico. Traumatismos Abdominais. Laparotomia. Cirurgia Geral.
João Victor Vecchi Ferri; Camila Horr Zaki, AsCBC-RS; Celto Pedro Dalla Vecchia Junior; Bernardo Silveira Volkweis, ACBC-RS; Ignácio Osório Mallmann
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTA síndrome de Bouveret é uma condição clínica rara, de obstrução do estômago distal ou duodeno por um grande cálculo biliar, após a formação de uma fístula biliar. O tratamento agudo envolve a resolução da obstrução, seja por endoscopia digestiva, litotripsia extracorpórea, laparoscopia ou cirurgia aberta. Nos casos submetidos à intervenção cirúrgica, muitas vezes, deve-se optar pelo tratamento conservador desobstrutivo, deixando a colecistectomia e a resolução da fístula biliar para um segundo momento, após otimização clínica do paciente. Relatamos um caso de síndrome de Bouveret causada por um cálculo de 3 cm de diâmetro impactado no bulbo duodenal.
Palavras-chave: Obstrução da Saída Gástrica. Obstrução Intestinal. Cálculos Biliares. Obstrução Duodenal. Fístula Intestinal. Endoscopia do Sistema Digestório. Procedimentos Cirúrgicos Operatórios.
Rafael Victor Mierzwa; Luciano Dotta Guarienti; Marcelo Moreno
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTO tumor estromal gastrointestinal (GIST) é uma neoplasia rara, originária das células intersticiais de Cajal, localizadas no plexo mioentérico de Auerbach do tubo digestivo. O GIST se caracteriza pela expressão do receptor CD 117 (c-Kit) em exame de imuno-histoquímica. São mais comuns no estômago e, neste caso, possuem bom prognóstico se diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada. O presente trabalho relata uma apresentação clínica incomum de GIST, que deve ser considerado como diagnóstico diferencial em doenças da região íleocólica que se apresentam com quadro de oclusão intestinal.
Palavras-chave: Tumores do Estroma Gastrointestinal. Neoplasias do Íleo. Intussuscepção. Abdome Agudo. Diagnóstico Diferencial.
Cláudio Franco do Amaral Kfouri, AcCBC-SP; Maria Clara Ferreira Nonato România; Guilherme Paulo Carvalho Amorim; Cleibe Nicácio da Silva; Claudinei da Silva; Luís Marcelo Inaco Cirino
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTO esquecimento acidental de corpos estranhos intra-abdominais após cirurgias, especialmente de compressas e gazes, é uma condição incomum e recebe o nome de gossipiboma. Devido ao quadro clínico inespecífico, o diagnóstico torna-se um desafio e muitas vezes se dá apenas no pós-operatório. A incidência do gossipiboma é de 1:1.500 laparotomias e possui uma taxa de 18% de mortalidade. Relatamos o caso de uma paciente de 36 anos com quadro de obstrução intestinal e massa abdominal que mimetizava neoplasia ovariana, que à laparotomia, mostrou tratar-se de gossipiboma deixado na cavidade pélvica após salpingectomia de urgência por gravidez ectópica realizada seis anos antes.
Palavras-chave: Corpos Estranhos. Tampões de Gaze Cirúrgicos Obstrução Intestinal. Neoplasias Ovarianas.
Luca Soares Grisi; Marcelo Gonçalves Sousa; Alexandre Rolim da Paz; Thyago Duavy Férrer Lima; Jean Fabrício de Lima Pereira; Ana Luiza Melo Cavalcanti de Almeida
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTParaganglioma gangliocítico é uma neoplasia rara que pode ocorrer no trato gastrointestinal, sobretudo na segunda porção do duodeno. Caracteriza-se histologicamente pela presença de células fusiformes, ganglionares e epitelioides. O diagnóstico, muitas vezes, é definido apenas com a análise histológica da peça ressecada, necessitando de estudo imuno-histoquímico para confirmação. Relatamos o caso de uma paciente de 53 anos diagnosticada com paraganglioma gangliocítico após realização de gastroduodenopancreatectomia por tumor duodenal.
Palavras-chave: Paraganglioma. Hemorragia Gastrointestinal. Imuno-Histoquímica.
Paulo Sérgio Chaib; Rafael Pereira Coltri; Manoel Marcelo de Oliveira Castro
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-5
Resumo PDF PTA hérnia de Spiegel, raro defeito da parede abdominal, é caracterizada pela protrusão de órgãos, saco peritoneal ou gordura pré-peritoneal através da aponeurose de Spiegel, que compreende a região da aponeurose do músculo transverso limitada medialmente pelo reto abdominal e lateralmente pela linha semilunar. É de grande interesse para o cirurgião, por sua dificuldade diagnóstica, por ser clinicamente incaracterística e por seu alto índice de estrangulamento, devido ao seu colo estreito e fibroso. O tratamento cirúrgico é mandatório, seja por técnica convencional ou por vídeo-laparoscopia. Apresentamos o caso incomum de um paciente de 66 anos com hérnia de Spiegel bilateral, cujo diagnóstico foi realizado com tomografia computadorizada. O paciente foi submetido à cirurgia eletiva convencional com correção primária do defeito e utilização de tela de polipropileno em posicionamento interaponeurótico.
Palavras-chave: Hérnia Abdominal. Aponeurose. Telas Cirúrgicas. Herniorrafia. Cirurgia.
Nilson Marquardt Filho; Leonardo Rasche; Vitor Campos Horbach; Ana Paula Seibert; Diego Reffati; Daniel Navarini
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-3
Resumo PDF PTO divertículo de Meckel é a anormalidade congênita mais prevalente do trato gastrointestinal, acometendo cerca de 2% a 4% da população geral. Como principal forma de apresentação clínica observa-se o sangramento do divertículo, ocorrendo predominantemente em pacientes jovens, sendo raro na população adulta. Apresentamos o caso de uma paciente operada por obstrução intestinal, cuja etiologia era divertículo de Meckel obstruído por fitobezoar, uma rara causa de obstrução do intestino delgado.
Palavras-chave: Divertículo Ileal. Bezoares. Obstrução Intestinal. Intestino Delgado. Laparotomia.
Giovana Camargo de Almeida; Cláudio Schulz; Hugo Akio Hasegawa; Jaqueline Surek; Paula Cristina Corrêa
Relatos Casos Cir. 2017;(4):1-4
Resumo PDF PTO teratoma cervical entra no diagnóstico diferencial das massas cervicais neonatais. Como pode ser constituído por mais de uma camada de células germinativas, podem estar presentes componentes vasculares e císticos que podem simular linfo-hemangioma nos exames de imagem. A ressecção cirúrgica é o tratamento de escolha, podendo ou não ser complementado com quimioterapia, dependendo do subtipo histológico. Relatamos o caso de um recém-nato portador de teratoma cervical congênito gigante, com destaque para a gravidade, as dificuldades diagnósticas e as opções terapêuticas.
Palavras-chave: Teratoma. Anormalidades Congênitas. Diagnóstico Diferencial. Recém-Nascido.